sábado, 25 de outubro de 2008

Resumo das crônicas e críticas

1-Touro ,na 0084


Infeliz Inocêncio ,era homem que sofria bastante,tanto no trabalho como na vida pessoal.Ele tinha muita raiva do lugar onde trabalhava devido aos seus patrões.Mas,tinha algo que o deixava com mais raiva,era seu sogro avarento e perveso,que nem gripe o derrubava.Quando chegava do trabalho conseguia consolar-se com seus amigos,pois tinham o hábito de ficar falando mal dos patrões.O mais brincalhão era Vivaldo,que apelidava a todos.
Quando não encontrava consolo nos amigos,Inocêncio jogava.Até que um dia ao lhe pregarem uma peça,de que tinha ganho.Inocêncio enfrentou os patrões e se demitiu.Quando descobriu a brincadeira não teve coragem de voltar atrás.

Crítica: Ele relata problemas do nosso cotidiano,como a exploração da empresa sobre seus funcionários,as injustiças da vida e a infelicidade de uma pessoa com problemas financeiros.

2- Antes que maio termine


O personagem tenta passar o máximo possível da sua concepção sobre um dia perfeito.Tudo ocorre durante uma esplêndida manhã de maio,onde para ele a paisagem nunca pareceu tão serena e bela.Então começa perdir a Deus uma cópia daqueles momentos que foram únicos.Fala da brisa,do céu,e da perfeição das nuvens.Logo mais,fecha a janela e pensa se irá verdadeiramente reconstuir tais fatos.



Crítica: Com este texto,de aparência simples,porém com uma importância imensa,o autor tenta mostrar-nos numa crônica simplória o quão é importante viver cada minuto,e guardar para si as experiências,mesmo que nos parecem fatos corriqueiros.



3- Das Dores


Das Dores é quem conta a história,iniciando por uma menina de 9 anos de idade, mas que em virtude da desnutrição e miséria parece ser mais nova,contudo é uma garota sagaz.

Logo no início de sua vida o pai moreu por causa do alcoolismo,além disso sua família perdeu tudo o que tinha.A viúva então saiu do sertão com seus filhos.Fora de sua terra de origem a viúva teve um romance,fato que lhe rendeu mais um filho, porém ela foi abandonada pelo pai da criança.Por falta de condições financeiras a pobre senhora deu alguns meninos e ficou com três, sendo que eram os dois mais novos e o mais novo.


Crítica: Nesta crônica o autor explana através de relatos,problemas sociais como a miséria,subnutrição e a situação que muitos nordestinos têm que enfrentar no sertão e o que uma mãe tem de fazer para garantir a sobrevivência de seus filhos.





Salmo do homem só


A crônca fala sobre o homem só,e também aborda vários tipos de mulheres,suas qualidades e defeitos


Crítica: O texto é de fácil compreensão,mas algumas passagens possuem palavras que não são encontradas no nosso cotidiano.Na leitura pode-se perceber que o autor enfatiza solidão,fazendo o sofredor rogar a Deus,uma mulher que o amasse.Fala sobre o desejo,e o conceito de cada ser femenino,pedindo para que as más sejam afastadas de todos.


Até quando?

Fala sobre a vida e seus problemas,das pessoas que conhecemos,amamos e as que se foram.Em algumas partes fala sobre alegrias e mágoas.


Crítica: O texto critica a vida,onde muitas pessoas não dão a devida impotância as coisas simples que temos,e que nessas ,muitas vezespodem nos fazer feliz.Mostra-nos uma lição de paciência,humanidade e coragem diante da vida.



Nenhum comentário: